Não importa se você está começando sua vida profissional agora ou se “o trem já está andando” para você, em algum momento de nossas vidas começamos a nos perguntar qual seria a melhor alternativa, se ter um emprego no mercado de trabalho ou um negócio próprio.
Essa dúvida é bastante pertinente, mas tenha em mente que não há uma resposta objetiva para todos: cada uma dessas opções apresentam vantagens e desvantagens que, de acordo com o perfil do indivíduo, poderá ser uma escolha melhor ou não.
Além disso, elas não são exclusivas, isto é, você não é obrigado a atender somente uma delas. Você pode ter um emprego e, mesmo assim, ter o seu próprio negócio – uma alternativa que está sendo bastante visada por muitas pessoas atualmente.
Quando você consegue um emprego no mercado de trabalho, você passa a ter certos benefícios, como um salário definido a ser recebido mensalmente, auxílios para alimentação, transporte e saúde e certas garantias para o caso de ser demitido sem justa causa. Por outro lado, o crescimento do seu salário – e às vezes o seu próprio crescimento dentro da empresa – poderá não ter a mesma desenvoltura que teria em um negócio próprio bem sucedido.
Quando você opta por seu próprio negócio, por outro lado, você também tem certas vantagens, como ser o seu próprio chefe e ter a possibilidade de lucrar mais conforme seu empreendimento cresce. Por outro lado, você não terá um salário bem definido e estará abrindo mão de todos aqueles benefícios que um emprego lhe oferece.
Se você possui um espírito empreendedor e se vê dominado por uma ideia genial para um empreendimento que será um sucesso, é fácil perceber que ter o seu próprio negócio será uma opção bastante válida para você, mas vale lembrar que para o seu negócio saia do papel e torne-se realidade você precisará ter dinheiro suficiente para arcar com infra-estrutura, material e outras coisas. E isso pode não ser muito barato, dependendo de qual é a sua ideia.
Uma nova combinação que algumas pessoas estão empregando então é ter um emprego e desenvolver um negócio próprio em seu tempo livre, geralmente em sua própria casa. Essa combinação pode ajudar a reduzir os riscos que há em ter o seu próprio negócio na medida em que pode ser um caminho para alcançar novos horizontes em sua vida.
E então, em que você está pensando, amigo leitor? Mercado de trabalho ou negócio próprio? Vamos lá, comente conosco!