As frutas, verduras e legumes devem estar presentes todos os dias nas refeições dos brasileiros. A combinação de fibras, minerais e vitaminas desses alimentos auxilia na manutenção do peso adequado além de prevenir uma série de doenças.
É importante estar atento a alguns fatores na hora de escolher esses alimentos.
Deve-se haver preferência por frutas, legumes e verduras da época, pois estes estarão mais baratos e frescos como também a higienização no preparo dos alimentos é de fundamental importância.
O guia alimentar para a população brasileira recomenda um mínimo de 3 porções diárias desse grupo de alimentos. A ingestão deve ser balanceada e variada ao longo da semana.
Nutrientes presentes nesses alimentos
As vitaminas – são micronutrientes essenciais para os processos metabólicos do organismo, elas devem ser obtidas na alimentação, pois não estão naturalmente presentes no nosso corpo. Dividem-se em hidrossolúveis e lipossolúveis.
Os minerais – estão presentes em alimentos de origem animal ou vegetal em pequenas quantidades. Juntamente com as vitaminas auxiliam nos processos metabólicos.
As fibras – auxiliam no bom funcionamento do organismo e provocam uma sensação de saciedade, o que pode contribuir para controlar o apetite e, assim sendo, a manter o peso.
A ingestão desses alimentos na quantidade mínima recomendada, porém regularmente, auxiliam na prevenção das DCNT (Doenças crônicas não transmissíveis) e por possuírem um baixo teor energético auxiliam no controle do peso.
Infelizmente, a ingestão destes alimentos pela população brasileira é relativamente baixa. As famílias de maior renda consomem o valor mínimo recomendado, mas quando comparada o nível de ingestão entre essas famílias e as de menor renda, percebemos que as primeiras, por possuir um maior poder aquisitivo bem como nível educacional, chegam a consumir até seis vezes mais destes alimentos que as últimas, revelando assim uma grande carência em sua alimentação (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTÁTISTICA, 2004a).
Diante dos benefícios apresentados através da ingestão desses alimentos vê-se a necessidade de incluirmos mais vezes nas refeições e verificar os resultados positivos na saúde!
Referência Bibliográfica
Quem se interessar pelo assunto, pode ler mais sobre o mesmo no:
Guia Alimentar Para a População Brasileira, que pode ser baixado aqui em nosso site ou no site sobre saúde do governo.